Pular para o conteúdo principal

Brasil e a investigação de ETs

“O Brasil está irremediavelmente engajado nessa aventura de busca de vida fora do Sistema Solar", afirma o cientista da Universidade de São Paulo (Eduardo Janot)

O comitê Corot-Brasil, união entre nosso país e Agência Espacial Européia, pretende investir na investigação de planetas similares a Terra, a fim de encontrar vida extraterrestre. Foram investidos 2 milhões de dólares neste projeto, como alguns dizem, uma ninharia para estudos deste tipo, em que o benefícios serão tremendos.
Não vou criticar a finalidade do projeto e nem sua utilidade, não tenho capacidade para isto. O que me espanta é a fascinação de descobrir vida fora da Terra. Não conhecemos nem a real diversidade biológica do menor estado de nosso país. Ninharia de 2 milhões de dólares investidos em projetos de ciência básica fariam um bem tremendo em diversas regiões do Brasil.
Quantas espécies de animais e vegetais existem no Brasil? Onde elas se distribuem? Qual é a abundância e densidade? São muitas perguntas e poucas respostas em relação a este tema. Isto sim é um desafio a ser explorado e investido. Precisamos conhecer os vários "alieníginas" que existem por toda a parte, até nos lugares muito estudados podem existir espécies novas, na Amazônia então nem se fale.
Volto a repetir, não critico a missão brasileira de caça aos ETs, porém o que existe aqui na nossa Terra pode ser muito interessante e está sendo destruido por falta de conhecimento e inteligência. Então se forem achar vida fora da Terra, que seja inteligente, porque isto por aqui esta fazendo falta.

Comentários

João Carlos disse…
É, xara!... Parece que estão procurando outro planeta para estragar, porque este aqui nem tem mais graça...
Maria Guimarães disse…
pois é. o fascínio pelo extraterrestre é real, mas às vezes vem com um gosto bem amargo: este planeta já não tem jeito, vamos ter que nos mudar pra outro (e quem sabe tratá-lo melhor?).
rá, o joão carlos anda por aqui! depois de longa ausência andei na ciranda da roda de ciência e senti falta destes dois joões.