6.10.09

Conhecer para desenvolver (de maneira sustentável)


Tenho trabalhado muito com vários volumes do RADAMBRASIL, nunca tinha lido com tanta atenção as informações presentes nestes documentos. Fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos e com os níveis de detalhes. Infelizmente o Brasil, apesar de divulgar recentemente os famosos zoneamentos ambientais, investe pouco em pesquisas e desenvolvimento de produtos na área de planejamento ambiental, haja visto nossas cartas topográficas das décadas de 60 e 70 que nunca foram atualizadas. O RADAMBRASIL com certeza foi um trabalho de qualidade sem igual. No entanto, o objetivo do trabalho foi inventariar potencialidades naturais com o objetivo econômico. Por exemplo, o levantamento de vegetação visava identificar espécies de uso econômico, os solos foram levantados com objetivo de ajudar a expansão da agricultura no país, entre outros. A preocupação ambiental só foi aparecer em alguns volumes da década de 80, quando alguns pesquisadores indicaram possíveis áreas de destaque que mereciam ser protegidas.

Na minha opinião, o Brasil deve se preocupar em atualizar estes documentos, pois são de vital importância para o desenvolvimento sustentável do país. Não podemos basear nossas ações de planejamento ambiental, como seleção de áreas prioritárias para conservação, criação de parques e até mesmo zoneamentos ambientais somente com documentos que foram feitos com o objetivo de explorar e não conservar. A fauna, por exemplo não foi conteplada em nenhum volume, mesmo o Brasil sendo um país megadiverso.

Por isso, com as atuais mudanças ambientais em curso provocado pela mudanças climáticas e o aparecimento de novas questões principalmente relacionadas ao uso da biodiversidade necessitam de informação ambiental para subsidiar as possíveis ações de mitigação. Documentos desatualizados podem acarretar diversos impactos incomensuráveis no meio ambiente. Assim, se o objetivo do Brasil for se desenvolver de maneira sustentável um primeiro passo tem que ser dado urgentemente : conhecer sua diversidade física e biótica de forma completa.

----------------------------------

Conheça o RADAMBRASIL:




4.10.09

Observação de aves em Jundiaí


Quem se interessa por observação de aves agora tem uma boa opção no município de Jundiaí. Recentemente foi criado, pelo ecológo Renan Augusto Bonança, o "Grupo de observação de aves de Jundiaí" que pretende iniciar uma série eventos e também inventariar a comunidade de aves urbanas da cidade. Um deles já aconteceu, o 1º Passarinhando no Parque da Cidade foi realizado no dia 3/10/2009. O grupo já possui blog e também foi destaque no jornal do municipio (clique aqui).
O biodiverso parabeniza a iniciativa!