Pular para o conteúdo principal

Brasileiros concentrados

Por Thiago Romero
Agência FAPESP - Qual é o tamanho da urbanização no Brasil? Responder a essa pergunta ficou mais fácil graças à Embrapa Monitoramento por Satélite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Campinas (SP), que acaba de concluir um levantamento das áreas efetivamente urbanizadas de todos os 5.507 municípios do país.
O trabalho, que teve como base imagens feitas pelo satélite Landsat e dados do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi realizado por meio de métodos de tratamento de imagens, dados geocodificados e procedimentos estatísticos. Os resultados, discriminados por região e tamanho da população, estão disponíveis na internet.
A área efetivamente urbanizada do Brasil foi calculada em 21.285 km2. “Esse é um dado inédito no país. É importante ressaltar que consideramos apenas as áreas densamente ocupadas pela população. Os parques e as áreas verdes das grandes cidades, por exemplo, não entraram”, disse Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite e responsável pelo projeto, à Agência FAPESP.
“É preciso diferenciar as áreas urbanas das áreas urbanizadas”, explica. Considerando que o Brasil tem uma área de 8.514.215 km2, segundo o IBGE, ou de 8.531.245 km2, de acordo com a Embrapa, a área urbanizada no país representa apenas 0,25% do total.
“E o curioso é que a grande maioria das cidades não está crescendo linearmente. A população brasileira aumenta, mas muitas cidades se expandem de forma vertical. Isso significa que o crescimento do número de habitantes de um município pode não ter relação direta com a expansão da área urbana”, diz Miranda.
O responsável pelo projeto explica que a definição de área urbana é feita pelos gestores municipais e que os critérios adotados raramente consideram como área urbana aquela efetivamente urbanizada do ponto de vista populacional, o que acaba excedendo os valores em termos de superfície. “Os dados que tínhamos até então de áreas urbanas estavam equivocados. Muitas prefeituras ampliam no papel as áreas para a população pagar mais impostos ou beneficiar a especulação imobiliária”, afirma.
O levantamento constatou ainda que a densidade média de população por km2 urbanizado é de 6.481 habitantes. As maiores densidades populacionais estão nas cidades do Nordeste, enquanto as menores ficam na região Centro-Oeste.
Mais informações: www.urbanizacao.cnpm.embrapa.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Mundo Biodiverso

Dia tranqüilo de sol em uma praia da China (fonte: UOL )