Pular para o conteúdo principal

Estalos complexos


Agência FAPESP - Alguns estalos e uma espécie de som associado a um lamento. Assim é a vocalização produzida pela espécie Physalaemus pustulosus, o sapo túngara que vive no Panamá, processo considerado complexo por pesquisadores que estudam os cantos associados à corte entre machos e fêmeas.
Agora, parte dessa complexidade poderá ser mais bem explicada. Marcos Gridi-Papp, professor da Universidade Estadual Paulista temporariamente na Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, conseguiu identificar uma estrutura anatômica até então desconhecida, totalmente ligada à produção de sons.
A descoberta está apresentada na edição da revista Nature desta quinta-feira (4/5). O artigo é assinado também por Austin Stanley Rand, do Instituto Smithsonian no Panamá e conhecido especialista em anfíbios que morreu no fim do ano passado, e Mike Ryan, da Universidade do Texas, outro grande conhecedor da biologia do sapo túngara.
Segundo o estudo agora publicado, os estalos produzidos pelos machos da espécie investigada são produzidos pela movimentação de uma importante massa fibrosa, localizada na cavidade vocal da espécie de anfíbio. A nova estrutura se prolonga até os brônquios dos animais.
Após a realização de alguns procedimentos cirúrgicos, os pesquisadores conseguiram determinar com precisão a impossibilidade de os sapos emitirem os estalos. Mesmo havendo movimento fisiológico para gerar a vocalização, a ausência da massa fibrosa impede que qualquer estalo seja produzido.
O artigo Complex call production in the túngara frog pode ser lido por assinantes no site http://www.nature.com/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50 ...

Mundo Biodiverso

Dia tranqüilo de sol em uma praia da China (fonte: UOL )

Publicações - Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis

Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis é dividida em três grandes temas, a publicação contempla as Unidades de Conservação de Proteção Integral, que incluem estações ecológicas, reservas biológicas, parques, monumentos naturais e refúgios da vida silvestre; as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, com as áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, as reservas extrativistas e particulares do patrimônio natural e as florestas nacionais; e os Espaços Territoriais Protegidos, com as áreas de proteção dos mananciais, o gerenciamento costeiro, as áreas naturais tombadas, as áreas sob proteção especial, além dos parques ecológicos, hortos florestais, estações experimentais, viveiros florestais e terras indígenas. A publicação inclui, ainda, mapas, memorial descritivo e coordenadas geográficas, além de relacionar os atributos protegidos, a indicação das bacias hidrográficas e os municípios nos quais as áreas se encontram, assim como f...