Pular para o conteúdo principal

Potencial de invasão da rã-touro no Brasil



Acabei de publicar no periódico Biological Invasions um capítulo de minha dissertação de mestrado. Trata-se do processo de modelagem do potencial de invasão de Lithobates catesbeianus (rã-touro) no Brasil. O modelo foi gerado a partir de pontos de ocorrência conhecidos para América do Norte, área de ocorrência nativa desta espécie, e depois foi projetado para o Brasil. Os resultados podem ser vistos nos links abaixos:


1) Artigo original (clique aqui)

2) Reportagem da Revista Pesquisa FAPESP (clique aqui)

* A fonte da foto é este site aqui.

Comentários

Unknown disse…
o nome científico da rã-touro é Rana catesbeiana!
Harley disse…
Era! Agora é o que está sendo citado, que estã correto e atualizado! Parabéns pelo blog. Tbém estou trabalhando com um amigo aqui em Minas Gerais, sobre a dieta desses bichos ( eta rãs ariscas!)
Tdo de bom!
Harley Coelho, Biólogo
ugaecos@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

GeoBirds - Site que cria mapas de distribuição geográfica de aves

O site http://geobirds.com permiti a criação on-line de mapas de distribuição geográficas de aves, além de contar com identificador de espécies interativo. Uma forma muito legal e facilitada de divulgar estudos sobre biodiversidade. Visite e confira.

Publicação: Roteiro para criação de Unidades de Conservação Municipais

Baixar arquivo

Publicações - Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis

Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis é dividida em três grandes temas, a publicação contempla as Unidades de Conservação de Proteção Integral, que incluem estações ecológicas, reservas biológicas, parques, monumentos naturais e refúgios da vida silvestre; as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, com as áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, as reservas extrativistas e particulares do patrimônio natural e as florestas nacionais; e os Espaços Territoriais Protegidos, com as áreas de proteção dos mananciais, o gerenciamento costeiro, as áreas naturais tombadas, as áreas sob proteção especial, além dos parques ecológicos, hortos florestais, estações experimentais, viveiros florestais e terras indígenas. A publicação inclui, ainda, mapas, memorial descritivo e coordenadas geográficas, além de relacionar os atributos protegidos, a indicação das bacias hidrográficas e os municípios nos quais as áreas se encontram, assim como f...