Pular para o conteúdo principal

Comissão do Senado aprova projeto que regulamenta profissão de ecólogo

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 28, o Projeto de Lei 591/03, do deputado Mendes Thame (PSDB-SP), que regulamenta o exercício da profissão de ecólogo, fixa seu campo de ação e as exigências que deverão ser preenchidas pelos que quiserem exercer tal profissão. O projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo.

Segundo Mendes Thame, a presença do ecólogo nas equipes multidisciplinares criadas para a solução de problemas ambientais é imprescindível, permitindo a melhor compreensão das causas de tais problemas, bem como a busca por soluções coerentes com a preservação da natureza. “O ecólogo vem tendo ampla atuação nas áreas de conservação da biodiversidade, manejo de vida silvestre e avaliação e controle de impactos ambientais, entre outras”, justificou o deputado.

O projeto prevê que as atribuições dos ecólogos também podem ser exercidas por profissionais com outras formações que desempenhem atividades do meio ambiente ou em áreas correlatas. A medida evita que a regulamentação da nova profissão venha a criar uma espécie de reserva de mercado em setores que também podem ser exercidos por profissionais, como engenheiro florestal, agrônomo, biológo e arquiteto.

O tema ambiental ganhou repercussão mundial a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972. Quatro anos mais tarde, foi criado no Brasil o primeiro curso de graduação em ecologia para atender as demandas ambientais. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Ecólogos, Elisa Madi, a regulamentação da profissão de écologo, aguardada há quase três décadas, permitirá o exercício pleno da profissão por esses profissionais e contribuirá muito para ajudar a garantir o direito de qualidade de vida a todo o cidadão, como prevê a Constituição Federal.


Fonte – Agência Câmara/Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Mundo Biodiverso

Dia tranqüilo de sol em uma praia da China (fonte: UOL )