2.4.09

Bioacústica moderna...

Créditos: http://www.worth1000.com/

3 comentários:

Matrix Editora disse...

Oceano de Ar: obra aborda a importância vital do ar para o planeta Terra


O elemento de maior relevância na vida de todo ser vivo habitante do planeta Terra é o ar. A partir da respiração é possível gerar energia das reservas de alimento armazenadas no corpo, e então nos mexer, manter os nossos corpos aquecidos e muitas outras coisas que nos caracterizam como seres humanos.
Para mostrar a importância do ar no decorrer da história e através de pesquisas de estudiosos durante vários séculos, a autora Gabrielle Walker escreveu “Oceano de Ar” (Ideia & Ação, 328 páginas), que relata o imenso valor da atmosfera que nos rodeia.
Gabrielle – jornalista científica de profissão e química por formação – explica que o ar é muito mais do que aquilo que respiramos. Ele é a substância que milagrosamente se transforma em alimento sólido, e sem a qual todas as criaturas que habitam o planeta passariam fome; ele é o cobertor que envolve a Terra e garante que ela permaneça aquecida. É o espelho metálico suspenso no ar que reflete e propaga as ondas de rádio pelo mundo afora, e são as camadas externas da nossa atmosfera que nos protegem da fúria de explosões solares mais potentes do que todas as ogivas nucleares do mundo juntas. Walker expõe a atmosfera da Terra por aquilo que ela é, inquieta, eletricamente carregada, dinâmica, um verdadeiro super-herói, que tem a sagrada missão de proteger o nosso planeta alimentando vidas todos os dias.
Apenas 32 quilômetros acima das nossas cabeças existe um ambiente extremamente hostil que seria capaz de congelar ou até mesmo incinerar os seres humanos, mas devido às camadas de ar que envolvem nosso planeta sequer percebemos que o perigo está tão perto. O livro traz ainda fatos curiosos como:
- Um italiano excêntrico que, em plena Renascença, descobriu o tamanho da carga que trazemos sobre os ombros – a quantidade de ar suficiente para preencher o Carnegie Hall, por exemplo, pesa quase 32 toneladas!
- O piloto de shows aéreos caolho que encontrou rios gigantescos de ar rugindo oito mil metros acima de nossas cabeças com a força de um furacão.
- Um rapaz americano que trabalhava duro na fazenda da família e desvendou o movimento circular das tempestades riscando equações com seu forcado na porta de madeira do celeiro.
- O malfadado – embora bem-intencionado – inventor da substância química que quase pôs fim à camada de ozônio (o mesmo sujeito, aliás, que teve a ideia de misturar chumbo à gasolina).
- O gênio matemático recluso que gostava de pintar as unhas dos pés de vermelho e descobriu a tecnologia que possibilitou o resgate de vítimas do naufrágio do Titanic.
De forma leve e convidativa a autora explora a história da humanidade através dos experimentos de diversos cientistas como Galileu Galilei e Lavoisier.
Gabriele Walker cumpre a missão de explicar com clareza a química da atmosfera. Com termos extremamente simples, a autora conta com um tom alegre a colorida mistura de história e pura ciência.
Oceano de ar é uma celebração triunfal da atmosfera terrestre e um trabalho cativante da chamada literatura científica para leigos.

Sobre o autora
Gabrielle Walker é autora premiada de literatura científica, tem PhD em Química pela Universidade de Cambridge e grande experiência como apresentadora de vários programas da Rádio BBC. Ela chefiou a editoria de Mudanças Climáticas da revista Nature, foi editora de colunas da New Scientist e lecionou como professora visitante em Princeton. Walker vive atualmente em Londres, Inglaterra

Sobre a Ideia & Ação
Ideia & Ação é um selo da Matrix Editora.

Oceano de Ar – 256 páginas
Preço: R$ 39,90


Outras informações - Matrix Editora: Lenita ou Paulo
11 3873-2062 / 9104-4471
ou pelo e-mail imprensa@matrixeditora.com.br

R. Cristiano Viana, 1.216 – Tel. 11 3873-2062 – www.matrixeditora.com.br

Carolina disse...

Oi! Achei esse blog e fiquei feliz demais, pois trabalho com herpetofauna e vi vários guias bem bacanas! Queria saber se vc tem algum guia de som ou outro para que eu possa baixar... sabe como é!

Jo�o Giovanelli disse...

Oi Carolina, entre em contato para saber mais sobre os guias.