Pular para o conteúdo principal

Bioacústica moderna...

Créditos: http://www.worth1000.com/

Comentários

Matrix Editora disse…
Oceano de Ar: obra aborda a importância vital do ar para o planeta Terra


O elemento de maior relevância na vida de todo ser vivo habitante do planeta Terra é o ar. A partir da respiração é possível gerar energia das reservas de alimento armazenadas no corpo, e então nos mexer, manter os nossos corpos aquecidos e muitas outras coisas que nos caracterizam como seres humanos.
Para mostrar a importância do ar no decorrer da história e através de pesquisas de estudiosos durante vários séculos, a autora Gabrielle Walker escreveu “Oceano de Ar” (Ideia & Ação, 328 páginas), que relata o imenso valor da atmosfera que nos rodeia.
Gabrielle – jornalista científica de profissão e química por formação – explica que o ar é muito mais do que aquilo que respiramos. Ele é a substância que milagrosamente se transforma em alimento sólido, e sem a qual todas as criaturas que habitam o planeta passariam fome; ele é o cobertor que envolve a Terra e garante que ela permaneça aquecida. É o espelho metálico suspenso no ar que reflete e propaga as ondas de rádio pelo mundo afora, e são as camadas externas da nossa atmosfera que nos protegem da fúria de explosões solares mais potentes do que todas as ogivas nucleares do mundo juntas. Walker expõe a atmosfera da Terra por aquilo que ela é, inquieta, eletricamente carregada, dinâmica, um verdadeiro super-herói, que tem a sagrada missão de proteger o nosso planeta alimentando vidas todos os dias.
Apenas 32 quilômetros acima das nossas cabeças existe um ambiente extremamente hostil que seria capaz de congelar ou até mesmo incinerar os seres humanos, mas devido às camadas de ar que envolvem nosso planeta sequer percebemos que o perigo está tão perto. O livro traz ainda fatos curiosos como:
- Um italiano excêntrico que, em plena Renascença, descobriu o tamanho da carga que trazemos sobre os ombros – a quantidade de ar suficiente para preencher o Carnegie Hall, por exemplo, pesa quase 32 toneladas!
- O piloto de shows aéreos caolho que encontrou rios gigantescos de ar rugindo oito mil metros acima de nossas cabeças com a força de um furacão.
- Um rapaz americano que trabalhava duro na fazenda da família e desvendou o movimento circular das tempestades riscando equações com seu forcado na porta de madeira do celeiro.
- O malfadado – embora bem-intencionado – inventor da substância química que quase pôs fim à camada de ozônio (o mesmo sujeito, aliás, que teve a ideia de misturar chumbo à gasolina).
- O gênio matemático recluso que gostava de pintar as unhas dos pés de vermelho e descobriu a tecnologia que possibilitou o resgate de vítimas do naufrágio do Titanic.
De forma leve e convidativa a autora explora a história da humanidade através dos experimentos de diversos cientistas como Galileu Galilei e Lavoisier.
Gabriele Walker cumpre a missão de explicar com clareza a química da atmosfera. Com termos extremamente simples, a autora conta com um tom alegre a colorida mistura de história e pura ciência.
Oceano de ar é uma celebração triunfal da atmosfera terrestre e um trabalho cativante da chamada literatura científica para leigos.

Sobre o autora
Gabrielle Walker é autora premiada de literatura científica, tem PhD em Química pela Universidade de Cambridge e grande experiência como apresentadora de vários programas da Rádio BBC. Ela chefiou a editoria de Mudanças Climáticas da revista Nature, foi editora de colunas da New Scientist e lecionou como professora visitante em Princeton. Walker vive atualmente em Londres, Inglaterra

Sobre a Ideia & Ação
Ideia & Ação é um selo da Matrix Editora.

Oceano de Ar – 256 páginas
Preço: R$ 39,90


Outras informações - Matrix Editora: Lenita ou Paulo
11 3873-2062 / 9104-4471
ou pelo e-mail imprensa@matrixeditora.com.br

R. Cristiano Viana, 1.216 – Tel. 11 3873-2062 – www.matrixeditora.com.br
Carolina disse…
Oi! Achei esse blog e fiquei feliz demais, pois trabalho com herpetofauna e vi vários guias bem bacanas! Queria saber se vc tem algum guia de som ou outro para que eu possa baixar... sabe como é!
Oi Carolina, entre em contato para saber mais sobre os guias.

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Programa Zoneamento Ecológico-Econômico Brasileiro

O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE – é um instrumento de gestão territorial e ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual – PPA – para todo o país. Para acessar o material disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente acesse aqui.