Pular para o conteúdo principal

Manejo da Lavoura Cafeeira na rede

O Peabirus é uma plataforma de Mídia Social que conecta profissionais, instituições e empresas, que se relacionam procurando compartilhar informações, construir conhecimento e desenvolver oportunidades e negócios. Neste ambiente é possível encontrar uma das comunidades virtuais mais visitadas do Brasil. Criada pelo Engenheiro Agrônomo Sergio Parreiras Pereira, a comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira tem atualmente 1014 membros e meio milhão de visitas. Muito temas interessantes e atuais são tratados lá, um dos últimos foi a problemática dos lotes de café contaminados por agrotóxicos barrados pelo governo japonês.

E o que isso tem a haver com o tema BIODIVERSIDADE?

Muita coisa....

O cultivo do café no século passado ocasionou profundas alterações na vegetação original e conseqüentemente na fauna associada. No entanto, se no passado os cafezais foram os “grandes culpados” pela fragmentação da Mata Atlântica e do Cerrado, atualmente, o cultivo do café sustentável pode mudar o curso da história e se transformar em uma nova maneira de interagir produção agrícola e conservação da biodiversidade.

Por isso, atualmente várias propriedades rurais, passaram a buscar a certificação ambiental da produção, o que gerou um modelo de gestão eficaz e sustentável da produção de café, que trouxe vários benefícios sociais, ecológicos e econômicos. Um dos requisitos da certificação é a proteção da biodiversidade. Assim, a propriedade deve elaborar um plano de conservação eficaz com objetivos e monitoramento em longo prazo.


Quer saber mais? Então visite a comunidade e aprenda mais sobre a incrivel complexidade da cadeia produtiva do café no Brasil. E perceba que temas de ecologia, economia e politica podem caminhar juntos.

Leia mais também sobre cafés sustentáveis...

Comentários

Prezado João e leitores do Biodiverso,

Saudações Cafeeiras....

Agradeço a divulgação da nossa comunidade de MANEJO,

Para conhecer um pouco sobre a comunidade: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=18756

Para mais informações sobre cafés sustentáveis recomendo:
http://www.consumersinternational.org/Templates/Internal.asp?NodeID=95762&int1stParentNodeID=89650&int2ndParentNodeID=94997&int3rdParentNodeID=95754

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Programa Zoneamento Ecológico-Econômico Brasileiro

O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE – é um instrumento de gestão territorial e ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual – PPA – para todo o país. Para acessar o material disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente acesse aqui.