23.7.09

Manejo da Lavoura Cafeeira na rede

O Peabirus é uma plataforma de Mídia Social que conecta profissionais, instituições e empresas, que se relacionam procurando compartilhar informações, construir conhecimento e desenvolver oportunidades e negócios. Neste ambiente é possível encontrar uma das comunidades virtuais mais visitadas do Brasil. Criada pelo Engenheiro Agrônomo Sergio Parreiras Pereira, a comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira tem atualmente 1014 membros e meio milhão de visitas. Muito temas interessantes e atuais são tratados lá, um dos últimos foi a problemática dos lotes de café contaminados por agrotóxicos barrados pelo governo japonês.

E o que isso tem a haver com o tema BIODIVERSIDADE?

Muita coisa....

O cultivo do café no século passado ocasionou profundas alterações na vegetação original e conseqüentemente na fauna associada. No entanto, se no passado os cafezais foram os “grandes culpados” pela fragmentação da Mata Atlântica e do Cerrado, atualmente, o cultivo do café sustentável pode mudar o curso da história e se transformar em uma nova maneira de interagir produção agrícola e conservação da biodiversidade.

Por isso, atualmente várias propriedades rurais, passaram a buscar a certificação ambiental da produção, o que gerou um modelo de gestão eficaz e sustentável da produção de café, que trouxe vários benefícios sociais, ecológicos e econômicos. Um dos requisitos da certificação é a proteção da biodiversidade. Assim, a propriedade deve elaborar um plano de conservação eficaz com objetivos e monitoramento em longo prazo.


Quer saber mais? Então visite a comunidade e aprenda mais sobre a incrivel complexidade da cadeia produtiva do café no Brasil. E perceba que temas de ecologia, economia e politica podem caminhar juntos.

Leia mais também sobre cafés sustentáveis...

Um comentário:

Sérgio Parreiras Pereira disse...

Prezado João e leitores do Biodiverso,

Saudações Cafeeiras....

Agradeço a divulgação da nossa comunidade de MANEJO,

Para conhecer um pouco sobre a comunidade: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=18756

Para mais informações sobre cafés sustentáveis recomendo:
http://www.consumersinternational.org/Templates/Internal.asp?NodeID=95762&int1stParentNodeID=89650&int2ndParentNodeID=94997&int3rdParentNodeID=95754

Abraço