Pular para o conteúdo principal

Vamos errar outra vez...

Transamazônica ontem:



Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilometros de comprimento, conectando as regiões Norte e Região Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.


Transamazônica hoje:


Alegria dos jipeiros



Usina Hidrelétrica de Balbina ontem:


Manaus era abastecido de energia termoelétricas que queimavam petróleo. O aumento dos preços do petróleo, a partir de 1973, levou o governo a optar pela construção de uma usina hidrelétrica capaz de suprir Manaus e substituir as termoelétricas.


Usina Hidrelétrica de Balbina hoje:


Balbina é uma tragédia ecológica, pois destruiu uma área enorme de floresta, destruindo milhões de árvores. Acontece que o rio Uatumã está localizado em região de relevo quase plano, e, por isso, a represa criada pela barragem inundou um espaço exagerado. Não foi só a floresta que se perdeu, mas também muitas espécies animais que habitavam aquele meio ecológico.


Rio Madeira e São Francisco hoje:






Rio Madeira e São Francisco amanhã:

O presente será promissor: investimentos e votos. O futuro a história já ensinou mas ninguém aprendeu

Comentários

João Carlos disse…
Quem foi mesmo que disse: "se há alguma coisa que se aprende, estudando história, é que ninguém jamais aprende nada com a história"?...

Você esqueceu uma das obras faraônicas que não prestou: Brasília...
Anônimo disse…
Mas aqui é assim mesmo...
Anônimo disse…
Prezado João Giovanelli
o Laboratório de Divulgação Científica gostaria de contactá-lo, para fazê-lo, deixo-vos o contacto: angelicamandra@gmail.com.
Cordialmente
Angélica Mandrá
Unknown disse…
Bom, gostaria de obter explicações sobre algumas atitudes tomadas pelos políticos com tantas maneiras de se provar impactos. Senão vejamos:será como foi o ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) para se construir Balbina? As termoelétricas não descarregam grandes quantidades de gases de efeito estufa e usam energia não-renovável? Será que o fitoplacton do reservatório não ameniza as árvores destruídas? Bom, só estou querendo respostas.
http://www.blogdotophe.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Publicações - Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis

Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis é dividida em três grandes temas, a publicação contempla as Unidades de Conservação de Proteção Integral, que incluem estações ecológicas, reservas biológicas, parques, monumentos naturais e refúgios da vida silvestre; as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, com as áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, as reservas extrativistas e particulares do patrimônio natural e as florestas nacionais; e os Espaços Territoriais Protegidos, com as áreas de proteção dos mananciais, o gerenciamento costeiro, as áreas naturais tombadas, as áreas sob proteção especial, além dos parques ecológicos, hortos florestais, estações experimentais, viveiros florestais e terras indígenas. A publicação inclui, ainda, mapas, memorial descritivo e coordenadas geográficas, além de relacionar os atributos protegidos, a indicação das bacias hidrográficas e os municípios nos quais as áreas se encontram, assim como f...

Publicação: Roteiro para criação de Unidades de Conservação Municipais

Baixar arquivo

GeoBirds - Site que cria mapas de distribuição geográfica de aves

O site http://geobirds.com permiti a criação on-line de mapas de distribuição geográficas de aves, além de contar com identificador de espécies interativo. Uma forma muito legal e facilitada de divulgar estudos sobre biodiversidade. Visite e confira.