Pular para o conteúdo principal

Qual será o futuro das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade?

Depois de ter identificado as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, o que será feito de concreto para efetiva proteção ou planejamento destas áreas. No estado de São Paulo muitas áreas ditas como prioritárias sofrem de planejamento inadequado e desconhecidas pela população em geral. Venho de uma região do Estado de São Paulo que foi enquadrada com de extrema importância biológica pelo estudo AVALIAÇÃO E AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA E CAMPOS SULINOS, e talvez poquíssima gente saiba que vive em um lugar assim. Talvez os planos diretores destes municípios nem contemplem proteção de biodiversidade e o turismo regional, apesar de ecológico, não usa isto como markenting para atrair turistas.
Tive uma experiência frustrada de criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em São José do Rio Pardo - SP. Apesar dos atributos biológicos e de estar inseridas nas zonas prioritárias de conservação, orgãos ambientais e a comunidade no geral pouco se mobilizaram para criação efetiva desta área protegida.
Talvez uma união de setores produtivos da sociedade investindo em reservas privadas, fazendas ecológicas e ecoturismo, mais ações governamentais podem tirar este tema do esquecimento e da incompreensão. Senão pouco sobrará, a não ser estudos e trabalhos em prateleiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GeoBirds - Site que cria mapas de distribuição geográfica de aves

O site http://geobirds.com permiti a criação on-line de mapas de distribuição geográficas de aves, além de contar com identificador de espécies interativo. Uma forma muito legal e facilitada de divulgar estudos sobre biodiversidade. Visite e confira.

Publicação: Roteiro para criação de Unidades de Conservação Municipais

Baixar arquivo

Publicações - Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis

Áreas Especialmente Protegidas do Estado de SP: Coletânea de Leis é dividida em três grandes temas, a publicação contempla as Unidades de Conservação de Proteção Integral, que incluem estações ecológicas, reservas biológicas, parques, monumentos naturais e refúgios da vida silvestre; as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, com as áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, as reservas extrativistas e particulares do patrimônio natural e as florestas nacionais; e os Espaços Territoriais Protegidos, com as áreas de proteção dos mananciais, o gerenciamento costeiro, as áreas naturais tombadas, as áreas sob proteção especial, além dos parques ecológicos, hortos florestais, estações experimentais, viveiros florestais e terras indígenas. A publicação inclui, ainda, mapas, memorial descritivo e coordenadas geográficas, além de relacionar os atributos protegidos, a indicação das bacias hidrográficas e os municípios nos quais as áreas se encontram, assim como f...