Pular para o conteúdo principal

Regulamentação da RPPN no Estado de São Paulo

Foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo o Decreto Estadual nº 51.150, que estabelece a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no âmbito estadual. Este decreto é uma grande conquista e facilitará muito a conservação das terras privadas no Estado de São Paulo, que carecia tempos atrás de uma política própria para as RPPNs. Com isso novo pedidos deverão ser feitos na Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, não mais nos escritórios regionais do IBAMA.


Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:

I - comprovação de dominialidade, representada por certidão atualizada do registro do imóvel, emitido pelo serviço de Registro de Imóveis competente, acompanhada de certidão negativa de ônus reais, ou, se for o caso, da anuência dos credores para a instituição da Reserva Particular do Patrimônio Natural;

II - no caso de pessoa física, cédula de identidade do proprietário ou de procuração, por instrumento público, com poderes específicos, se for o caso, assim como, se legalmente necessário, documento comprobatório de outorga uxória;

III - no caso de pessoa jurídica, atos constitutivos atualizados, CNPJ, designação de representante legal com atribuições e poderes específicos, ou procuração com poderes específicos, e documentos do responsável legal;

IV - comprovante de quitação do Imposto Territorial Rural - ITR ou Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, conforme o caso;

V - mapa da propriedade, em escala compatível, com descrição das divisas e identificação dos confrontantes e da área proposta como Reserva Particular do Patrimônio Natural.


Maiores informações
http://www.frepesp.org.br
http://www.rppnbrasil.org.br



***

Comentários

João Carlos disse…
Uma só coisa eu não entendi, João. Uma Reserva de Proteção Ambiental Particular deveria ser beneficiada por redução de impostos e até incentivos diretos para sua manutenção. Ocorre que o IPTU é de âmbito municipal e o ITR, federal. Além de reconhecer a área como RPPN, que mais pode o governo estadual fazer para compensar os proprietários?
João Giovanelli disse…
Então João Carlos, no meu ver os benefícios são poucos.
Insenção do ITR, benefícios em créditos agrícolas e insenção de taxas de criadouros conservacionistas.
Outra questão é a propaganda que uma área verde ganha depois que ela se transforma em RPPN, o propietário pode usar isto como markenting para atrair ecoturistas em sua fazenda.
Mas mesmo assim o benefícios são poucos devido a caracteristicas dos proprietários possuidores das RPPNs, na maioria são latifundiarios e com muita grana uma insenção de ITR não faz nem cócegas no bolso.
Outra questão é que muita gente cria RPPN de áreas improdutivas, assim impossibilita a colonização por sem terras e sai do alvo da reforma agrária, talvez para alguns este é o maoir benefício.
Gostaria de saber de que forma, como posso criar uma entidade sem fins lucrativos voltados a manter as atividades de consevação e proteção ambiental em uma RPPN já registrada pelo IBAMA assim como no Diário Oficial da União. Ouseja, na forma de Associação, Instituto de Preservação, enfim... Agradeço a ajuda Márcio Coelho - Cametá/PA.
E a obtenção de recursos em entidades financeiras. De que forma se dá ?
Luiza disse…
Olá!! Eu estou me formando agora e meu tcc tem como a eficácia das RPPnS. Você teria como me ajudar?? Preciso do histórico da legislação que dispõe sobre a criação de RPPnS. Estou usando o decreto de junho de 1996 e o SNUC como base, mas o meu orientador está me incentivando a levantar esta parte da história jurídico-ambiental,se é que este termo existe.
Blog bacana. Estou te seguindo! :)
Desde já agradeço.

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Programa Zoneamento Ecológico-Econômico Brasileiro

O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE – é um instrumento de gestão territorial e ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual – PPA – para todo o país. Para acessar o material disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente acesse aqui.