Pular para o conteúdo principal

Sandálias de borboletas e neutralizadores de carbono

Recebi duas notícias intrigantes e também interessantes nesta semana chuvosa. A primeira é sobre a uma grife famosa - a Cantão - do Rio de Janeiro que começou a produzir este ano sandálias com saltos de resina e cheio de borboletas mortas em seu interior, lógicamente foi multada por crime ambiental pelo Ibama e ainda tem que provar a origem legal das borboletas. O site da Cantão diz que esta moda é uma tendência ecológica e que "busca a liberdade como borboleta, bordando amores, sutis-tentadores, pousando cá e lá por esses cantos dourados de flores...". Legal também é comentário do site O ECO: A diferença é que a borboleta inspiradora acabou presa, morta e colada em acrílico sob os pés de quem pagou mais de mil reais por ela".

A segunda notícia é sobre uma nova empresa - The green initiative - de cunho ambiental de olho nos negócios lucrativos do aquecimento global. Cansados da burocracias do crédito de carbono, protocolo de Kyoto e tudo mais, resolveram criar formas de "neutralizar os gases estufa" recompondo áreas de mata degradada às margens de rios e lagos. Parece uma idéia simples, mas pode dar certo principalmente em trabalhos midiáticos, markenting ecológico e certificação ambiental. O estranho foi uma declaração do coordenador da empresa numa entrevista para revista Vida Simples:
Revista Vida Simples - Vocês monitoram o projeto depois da implantação?
The Green Initiative - Precisamos acompanhá-lo nos primeiros dois anos de reflorestamento ­ a fase em que as mudas se adaptam às áreas recuperadas, com o maior risco de mortalidade. Os projetos são monitorados em toda sua vida útil (mais de 20 anos) pelo Ibama e pela Polícia Florestal,..., sua existência intacta se torna obrigatória por lei.

E assim a vida continua com borboletas nos pés e neutralizadores de carbono nos salvando do aquecimento cerebral, quer dizer, global...até mais ver!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Mundo Biodiverso

Dia tranqüilo de sol em uma praia da China (fonte: UOL )