Pular para o conteúdo principal

A divulgação científica dos impactos ambientais: problemática ou catástrofe?

Para poder estrear no Roda de ciência tive que adequar o tema proposto (Ciência X Divulgação científica) na minha área de interesse. Achei legal, pois sempre quis falar sobre este assunto e nunca tive uma oportunidade, ainda mais por ser complexo e contraditório: o questionamento dos verdadeiros impactos ambientais.
A mídia me chama atenção sobre as notícias das catástrofes ambientais na Terra, tenho a impressão de um “telefone sem fio” jornalístico a respeito deste assunto. Principalmente as notícias que vêm parar aqui no Brasil, de fontes como Reuters, NYT e outros. Os jornalistas de ciência em geral têm tratado de forma catastrófica os temas ambientais, focalizando sempre os temas aquecimento global, camada de ozônio, furacões entre outros.
Talvez a quase ausência de riscos ambientais locais em alguns países desenvolvidos concentre esforços dos pesquisadores a estimar impactos globais catastróficos, o que no meu ver deve ter enfeitiçado a mídia internacional, por tratar de um assunto amplo e subjetivo.
A mídia insiste em focalizar os grandes impactos mundiais como o grande inimigo. Mesmo tendo no quintal de nossas casas, aqui no Brasil, riscos e passivos ambientais típicos de países de terceiro mundo como esgosto não tratado, erosões, indústrias super-poluidoras, populações viventes em áreas de riscos entre outros. O pior é a mente tecnocêntrica da mídia que acredita que o cientista sozinho um dia irá salvar o mundo, e não a união da sociedade civil organizada com a ajuda dos cientistas.
Não quero ser cético sobre a autenticidade dos grandes impactos ambientais, e sobre os males que o aquecimento global pode estar causando. Mas uma pergunta não quer calar: Será que existem mais pessoas morrendo pela ação dos impactos ambientais porque elas estão a morar cada vez mais perto das áreas de riscos?
Para terminar deixo uma frase da Revista Veja que resumi toda esta história:
Já começou a catástrofe causada pelo aquecimento global, que se esperava para daqui a trinta ou quarenta anos. A ciência não sabe como reverter seus efeitos. A saída para a geração que quase destruiu a espaçonave Terra é adaptar-se a furacões, secas, inundações e incêndios”.

Comentários

Anônimo disse…
O homem é o causador de tudo, ele se auto-destroi com o passar do segundos, esquecendo que um pedacinho seu, que serão seus filhos e netos poderão sofrer consequênicas absurdas... O que mais me intriga é que o próprio EUA é o país mais poluidor do mundo, e não tem consciência de criar algo pra retardar este quadro e nós seres humandos estamos como aqueles mamaquinhos de histórias infantis: CEGOS, SURDOS E MUDOS, deixando o nosso planeta que é o mais boinito que existe no universo, pelo fato de ter vida se acabar é lamentável isso...
Anônimo disse…
Q legal hein a gnt saber dessas coisas tão interessantes como os Impactos Ambientais.
Fiz uma conclusão de td isso:
Impacto Ambiental é o efeito causado por qualquer alteração benéfica ou adversa causada pelas atividades humanas ou naturais no meio ambiente.As ações humanas sobre o meio ambiente. Pode ser positivo ou negativo, dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem, se utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.



Principais Impactos Ambientais

RESÍDUOS SÓLIDOS RESIDENCIAIS
• Disseminação de doenças (Ex.: recente epidemia de dengue no país);
• Contaminação do aqüífero livre;
• Uso inadequado do solo, devido à destinação incorreta dos resíduos (lixões e aterros sanitários);
• Esgotamento dos lixões e aterros sanitários;
• Desperdício de recursos naturais proveniente do baixo índice de reciclagem dos materiais (alumínio, papel, vidro, entulho, plástico, etc.);
• Problemática social derivada do desperdício de recursos naturais e do manejo inadequado do lixo (70% do lixo urbano podem ser reciclado, sendo que no Brasil reciclamos apenas 5%).
CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS
• Desperdício de água: A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem conseqüências. Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade nessa história.
• Energia elétrica e gás: A energia elétrica é uma das que mais requerem cuidados, pois com o consumo insustentavelmente não teremos recursos suficientes para suprir a nossas necessidades.
• Isso ocorre devido à falta de conscientização e educação das pessoas, gerando falta de recursos em curto prazo e graves problemas para as gerações futuras.

Muito Obrigada por terem lido...
BjinhusS Sou fãs de vcs!
Ingrid *
Taubaté

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Programa Zoneamento Ecológico-Econômico Brasileiro

O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE – é um instrumento de gestão territorial e ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual – PPA – para todo o país. Para acessar o material disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente acesse aqui.