Pular para o conteúdo principal

Representação da biodiversidade

Os pesquisadores de vários países criaram o International Mechanism of Scientific Expertise on Biodiversity (Imoseb), para o estabelecimento de um organismo internacional de especialistas em biodiversidade. Para os proponentes do novo organismo, a hora é de ação. Segundo eles, não se pode perder mais tempo, tendo em vista o cenário de “grande crise de biodiversidade” vivido pelo planeta. O momento também exige união entre especialistas na área em todo o mundo.
“Precisamos da diversidade de opiniões e de abordagens, mas também necessitamos de unidade por trás desse esforço coletivo, de modo a falar uma única voz globalmente ao reconhecer assuntos importantes e como eles podem ser mais bem direcionados”, disse um dos pesquisadores. “Conclamamos todos os cientistas interessados na ciência da biodiversidade para que se envolvam e busquem a participação de seus governos nesse processo de consulta”, escreveram os proponentes (fonte: agência FAPESP).
***
Espero que este tipo de proposta seja a chance de países megadiversos como Brasil, também conhecido como "neotropicais", levante os verdadeiros problemas e busque as reais soluções desta crise ambiental. Uma pergunta interessante seria: que tipo de projeto conservação que o Brasil necessita? Aquele que culpa os grupos humanos pela catástrofe ambiental? Um projeto inovador cujo resultado é publicado somente em periódicos estrangeiros? Ou um projeto que se adeque a verdadeira realidade sócio-ambiental do país, com medidas que mudem de forma estrutural problemas como: falta de planejamento urbano, políticas ineficazes, conclaves corruptos, analfabetismo, desconhecimento de legislação ambiental, sub-emprego, projetos conservacionistas com o foco somente na mídia.
São muitos os problemas estruturais que os países do "neotrópico" detém juntamente com sua biodiversidade. Talvez somente com união de opiniões extremas e com um foco na realidade social do país poderemos começar a reverter a situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Mundo Biodiverso

Dia tranqüilo de sol em uma praia da China (fonte: UOL )

GeoBirds - Site que cria mapas de distribuição geográfica de aves

O site http://geobirds.com permiti a criação on-line de mapas de distribuição geográficas de aves, além de contar com identificador de espécies interativo. Uma forma muito legal e facilitada de divulgar estudos sobre biodiversidade. Visite e confira.