Pular para o conteúdo principal

Exemplo receitinha de bolo

Devido a pedidos resolvi exemplificar a receita de bolo, primeiramente gostaria de deixar bem claro que não possuo nenhum conflito pessoal com os autores. As bibliografias são publicadas para receberem críticas positivas e negativas, fator essencial para o avanço da ciência.

1- Título criativo incriminando grupos humanos politicamente fracos e oprimidos: O impacto dos Guarani sobre Unidades de Conservação em São Paulo*.
* OLMOS, F. ; BERNARDO, C. S. S. ; Galetti, M. . O impacto dos Guarani sobre Unidades de Conservação em São Paulo. In: Ricardo, F. (Org.). Terras Indígenas e Unidades de Conservação da Natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004, p. 246-261.


2- Introdução histórica e propagandística:
A Mata Atlântica já ocupou o equivalente a 1,35 milhões de km2, mas hoje é um dos biomas mais ameaçados e com a maior concentração de espécies em perigo por ter sido reduzida a 7,3% de sua extensão original (Fundação SOS Mata Atlântica & Inpe 2002). A maior parte das florestas existentes está em estágio inicial/médio de sucessão vegetal, ocupando áreas antes degradadas por desmatamentos ou poluição.”
Indigenistas têm frequentemente usado o argumento que a ocupação indígena contemporânea de UCs na região é “tradicional” devido à presença de sambaquis e testemunhos históricos da presença de grupos Tupi na região. Mas não há absolutamente evidência cultural, arqueológica, genética ou antropológica que ligue os povos sambaquieiros (extintos após a chegada dos Tupi e dos subgrupos Guarani entre 800 e 1.000 d.C.) aos grupos Guarani contemporâneos que reivindicam terras na Mata Atlântica paulista (Uchoa, 1982; Figuti 1999; Gaspar, 2000).

E porque não vender a idéia (notem a criação do vilão):
O território de algumas UCs paulistas apresenta sobreposição parcial ou total com terras ocupadas por grupos Guarani ao longo da faixa florestada das serras do Mar, Paranapiacaba e Itatins. Esta sobreposição é resultado de diferentes processos e constitui um dos maiores problemas para a conservação da biodiversidade no que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica no planeta.”
Há pouca esperança de que as UCs na Mata Atlântica ocupadas por “populações tradicionais” abrigarão sua biodiversidade original no futuro, já que a exploração comumente predatória dos recursos naturais (facilitada pela relativa imunidade legal dos índios e processos judiciais lentos) aliada ao crescimento populacional destas comunidades eventualmente terminará por deixar estes territórios tão modificados e empobrecidos como a maioria das terras que não dispõem de proteção integral”.

3- E os objetivos, bem retilíneo e simples,:
Ao contrário dos etno-pesquisadores, cientistas naturais como os biólogos formulam perguntas sobre o impacto humano à biota impactada, e não às populações impactantes, uma abordagem que busca estudar a realidade de forma menos subjetiva.”
Mas ainda assim a ciência continua humana...

Desta forma, o intuito dessa pesquisa foi determinar a abundância de mamíferos e aves de grande porte (medida em avistamentos a cada 10 Km) em cinco diferentes regiões do Parque. Com base nestes resultados foi verificado se a atividade de caça dos Guarani Mbyá e caiçaras (aqui medida como uma função da distância de suas vilas) influencia a abundância de mamíferos e aves de grande porte dessa UC de Proteção Integral. Espera-se que, se existe impacto, espécies mais vulneráveis à ação humana ocorram em maiores densidades em áreas mais afastadas das vilas, ou mesmo apenas aí. Se a presença humana não for negativa, este efeito não deverá ocorrer.”
*Mas qual é padrão de distribuição da fauna dentro da ilha ou até mesmo na região do vale do Ribeira? Qual o deslocamento e área de vida dos grupos de animais atingidos?

4- Resultados: A regra é test T, isto é, usar ánalise univariada para temas complexos.
“Encontramos uma correlação altamente significativa entre abundância de mamíferos cinegéticos e distância de habitações humanas no PEIC (r2=0,09; F=6,27; P=0,014), porém o mesmo não foi obtido para aves (r2=0,0003; F=0,02, P=0,86). Isso significa que quanto mais longe de uma vila maior a abundância de mamíferos cinegéticos, porém o mesmo não ocorre para aves.”
Pronto está provado, agora é só colocar uma CERCA.


5- Discussão: Agora é usado todo poder imaginativo....
O Parque Estadual Ilha do Cardoso pode ser considerado uma “floresta quase vazia” (Redford, 1992) devido à baixa abundância de espécies de aves e mamíferos cinegéticos”.
Agora um pouco de psicologismo.....
É uma demonstração de esquizofrenia social o fato dos índios do Peic possuírem auxílio de entidades e benefícios da sociedade envolvente, tais como cestas básicas distribuídas regularmente e aposentadorias pelo INSS (dificilmente formas tradicionais de subsistência), e ao mesmo tempo dilapidem o patrimônio natural do Peic através de suas atividades de caça sob o manto da “manutenção da cultura tradicional”. É bastante claro que as atividades dos índios são incompatíveis com as funções para as quais o Peic foi criado e para a perenidade de seus atributos”.

6- E para terminar:
Este processo de invasão, facilitado pela forma condescendente (para não dizer incentivo) com que parte do Judiciário trata os autores, é uma das maiores ameaças à sobrevivência das Unidades de Conservação na Mata Atlântica, pois vitima exatamente as áreas que deveriam estar seguras do impacto antrópico e serem testemunho de como ecossistemas funcionam e são ricos quando livres da exploração humana. Apoiar demandas de “povos tradicionais” não implica necessariamente em conservação de ecossistemas e da biodiversidade. Entidades indigenistas e seus simpatizantes no Ministério Público precisam abandonar a visão de que é possível o retorno dos povos indígenas à forma de vida que pertence a um passado idealizado que nunca foi idílico. Devemos voltar nossa visão para como será o futuro. Da mesma forma como deploramos hoje o que nossos ancestrais fizeram com nosso meio ambiente e como construíram nossa sociedade desigual, nossos descendentes nos culparão se sacrificarmos desnecessariamente áreas naturais preciosas pela messiânica busca de “terras sem males” e numa mal direcionada tentativa de compensação aos índios pelos atos cometidos no passado.”

Será que é isto que o Brasil precisa no Futuro? Aumento da exclusão social, cegueira contra a verdadeira realidade social do país, muros e cercas, políticas somente para elites, arrogância cientifica, brigas entre indigenistas e conservacionistas. Acho que humildade é que nos falta.
Para ver texto completo clique no link:
http://ns.rc.unesp.br/ib/ecologia/fenologia/Papers/Olmos,%20Bernardo%20&%20Galetti.pdf




Comentários

Anônimo disse…
Engraçado que esses trabalhos, com tão frágil análise, concluam algo que, mais engraçado ainda, é justamente o que eles pensavam antes.
Me pergunto qual é o valor de um processo tanto científico como pessoal que não enriquece tua vista com outros pontos?
Qual a jsutificativa de um cientista natural ignorar as variáveis de comportamento, hábitat que levam um animal a distribuir-se de maneira desigual por um mesmo bioma?
O que significa um cientista renomado e finaciado supor que esses animais cinegétios ocupariam uniformemente a mata atlântica, com toda sua diversidade de habitats, senão provar sua própria ideologia?
João Carlos disse…
Um argumento correto - os índios nunca foram "conservacionistas" (afinal, eles nem tiveram chance para se tornarem: roubaram as terras deles, antes) - mas non-sequitur. Os índios atualmente existentes são perfeitamente capazes de compreender (melhor do que as outras etnias) a necessidade de manter os ecossitemas.

Quanto à "imunidade legal" dos "silvícolas" (equiparados aos "pródigos" e "loucos de todo o gênero" no nosso brilhante Código Civil), existe uma resposta muito simples: a Lei está errada? Mude-se a Lei... Mas, na verdade, nem é necessário mudar coisa alguma: basta lançar sobre os corruptores dos índios as agravantes, previstas no Código Penal, de quem se aproveita da incapacidade alheia para corrompê-lo. Índio algum vai cortar madeira e caçar animais, se não houver quem os compre...

Argumentozinho racista, estúpido e mero pretexto para se livrar de dois problemas de uma só vez: da fiscalização e dos índios.
João Giovanelli disse…
Mas lembre-se os corruptores dos índios não fazem parte dos "grupos humanos politicamente fracos e oprimidos pela sociedade". Dificilmente indios e caiçaras vão a mídia com o direito de resposta destas acusações. E também estas acusações são marketeiras, cabem como uma luva em periódicos como Conservation Biology entre outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Mapa das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade

O Decreto 5.092 , de 21 de maio de 2004, definiu que o Ministério do Meio Ambiente deveria definir as regras para identificação de áreas prioritárias para a para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade. Por meio da Portaria 126 , de 27 de maio de 2004, o Ministério do Meio Ambiente estabeleceu que as áreas prioritárias são as apresentadas no mapa "Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira", publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em novembro de 2003 e reeditado em maio de 2004. Os seminários de avaliação dos biomas foram desenvolvidos por diversas instituições e sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de identificar as áreas e as ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira. Foram realizados seminários de avalilação dos biomas do Cerrado e Pantanal, coordenado