Pular para o conteúdo principal

Mais frases......

“Terras que produziam de tudo para o mercado local agora se consagram a um único produto para a demanda estrangeira.
Nós nos desenvolvemos para fora e nos esquecemos de dentro.
O mono-cultivo é uma prisão, sempre foi, e agora, com os transgênicos, é muito mais.
A diversidade, por sua vez, liberta.
A independência se reduz ao hino e à bandeira, se a soberania alimentar não é assentada. A autodeterminação começa pela boca.
Só a diversidade produtiva pode nos defender das súbitas despencadas de preços que são costume, mortífero costume, do mercado mundial”.

(Eduardo Galeano, Salva vidas de Chumbo – agosto de 2006)
***

Comentários

João Carlos disse…
Já o dizia Monteiro Lobato no início do século passado... Mas quem lê Monteiro Lobato, hoje em dia?
Maria Guimarães disse…
a minha prima de 11 anos me disse que tentou ler as aventuras do sítio, que me fizeram tão boa companhia na minha infância. disse que detestou, que o monteiro lobato era racista! os tempos mudaram...
mas passamos pra monteiro lobato e o galeano ficou pra trás. não li muita coisa dele, mas o que li é de uma percepção fora do comum. joão, fiquei com vontade de ler o texto todo - você tem?
João Giovanelli disse…
Muito fora do comum mesmo, esqueci de colocar o link no texto, foi mal.
O texto é muito bom:

http://www.mpabrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=602&Itemid=2
João Carlos disse…
Maria, apesar de ter crescido lendo os livros infantís do Lobato (aquele "pó-de-pirlimpipim" seria hoje censurado como "apologia às drogas"), eu estava me referindo aos livros para adultos (Urupês, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu, Mr. Slang e o Brasil, etc.) Dado o devido desconto ao estilo pedante de Lobato, considero ele atualíssimo.
Maria Guimarães disse…
obrigada joão, vou ler!
joão carlos, eu supus mesmo que se tratasse dos livros para adultos. foi livre-associação mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

Blogosfera científica

Por Agência FAPESP - A pedido da revista Nature, a empresa Technorati, que desenvolveu um mecanismo de busca voltado para a caça de blogs na internet, vasculhou quase 50 milhões de sites do gênero para descobrir quais tinham maior tráfego entre aqueles cujo assunto é ciência. Com a lista (abaixo) em mãos, a revista foi atrás dos autores dos blogs, para saber o que eles achavam desse sucesso. Apesar de os blogs científicos ainda serem pouco comuns, pelos menos cinco casos podem receber o rótulo de populares. “Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva. O blog escrito pelo biólogo, que acredita ser essa ferramenta uma espécie de conversa de bar, como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos, é o de número 179 entre os quase 50

Agronegócio da soja deve se expandir ainda mais

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: O plantio da soja deve aumentar mais 27% até 2010, liderando o avanço do agronegócio em todo o mundo. A estimativa foi divulgada durante o Fórum Social de Resistência ao Agronegócio, realizado no último final de semana, em Buenos Aires, Argentina. Segundo a Minga Informativa dos Movimentos Sociais, pesquisadores ligados a organizações camponesas e ambientalistas discutiram o modelo do agronegócio. Este, dominado por multinacionais do setor agrícola e de alimentos, agride cada vez mais o meio ambiente e empobrece as populações da América Latina a favor do lucro das empresas. Os pesquisadores apontaram que o agronegócio tem um perfil próprio. Baseado em monoculturas para exportação, o sistema ocupa grandes áreas de terras, utilizando tecnologias avançadas de máquinas, adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas - mecanismos que ficam sob o controle de poucas empresas multinacionais. A soja desponta como a principal cadeia p

Programa Zoneamento Ecológico-Econômico Brasileiro

O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE – é um instrumento de gestão territorial e ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual – PPA – para todo o país. Para acessar o material disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente acesse aqui.